terça-feira, 19 de março de 2013

TOP 10 - OS JOGOS FAVORITOS DA CRIANÇADA


ENTRE NESSA BRINCADEIRA!

Jogo Batalha

Conceito: Este jogo trabalha o conceito de quantidade e identificação dos numerais.

Material: Baralho comum (utilizar somente as cartas com numerais)

Como se brinca:Em duplas distribua 5 a 7 cartas para cada criança. As cartas deverão ficar com a face dos numerais viradas para baixo (pois as crianças não devem ver o numeral da carta a ser jogada). O jogo começa tirando par ou ímpar entre as crianças para ver que inicia a jogada. Na sua vez cada criança vira uma de suas cartas e comparam quem jogou a carta de maior número, o vencedor fica com as duas cartas e tem o direito de jogar 1º a próxima carta e assim sucessivamente até acabarem as cartas do jogo. Ganha o jogo quem ficar com o maior número de cartas.

Some Dez


Conceito: Noções de adição na Educação Infantil.

Material: Baralho comum (Usar somente as cartas dos numerais)

Como se brinca: organize grupos de 4 ou 5 crianças e distribua 5 cartas para cada jogador. Reserve 10 cartas sobre a mesa com a face dos números viradas para cima. Cada criança na sua vez de jogar deve formar um par de cartas cuja soma seja 10, utilizando obrigatoriamente uma carta da sua mão e outra da mesa. Se formar o par deve guardá-lo ao seu lado, se não formar par deve descartar uma carta da sua mão.Vence aquele que obtiver o maior número de pares.

Liga Pontos

Conceito: Trabalha a "descentração" (capacidade de colocar-se no lugar do outro; pensar como o outro pensaria.)

Material: 1/2 Folha de papel com vários pontos enfileirados preenchendo toda a folha.

Como se Brinca: Em duplas as crianças deverão ligar 2 pontos de cada vez com o objetivo de formar quadrados. Quem colocar a última linha que fecha o quadrado deve colocar a letra do seu nome dentro dele indicando que aquele quadrado lhe pertence. O jogo segue com o mesmo objetivo e ganha quem conseguir formar mais quadrados.

Palitos

Conceito: Resolução de problemas envolvendo adição. subtração e comparação de quantidades.

Material: Palitos de Fósforo e papel para anotações.

Como se Brinca: Em grupos de 3 ou 4 crianças, cada um recebe 03 palitos. Em cada jogada as crianças devem esconder na mão direita uma quantidade de palitos a sua escolha. Os jogadores colocam então as mãos (fechadas) para frente e cada criança dever dar um palpite de quantos palitos têm em todas as mãos juntas. Após anotar a estimativa de cada um, os jogadores abrem as mãos e contam os palitos. Marca ponto quem se aproximou mais do resultado.

Dez Coloridos


Conceito: Contagem, comparação de quantidades, resolução de problemas.

Material:Canudinhos de plástico de diversas cores (podem ser cortados ao meio, para economizar material) e giz de cera das mesmas cores dos canudos.

Como de Brinca: Organizar a turma em grupos de 4 ou 5 crianças. Cada aluno receberá 10 canudinhos com cores misturadas aleatoriamente. O professor sorteia um giz de cera. Cada aluno vai então contar quantos canudinhos possui daquela mesma cor, devendo o grupo em seguida somar o total de seus canudos com cor idêntica ao do giz sorteado. Ganha o grupo que tiver a maior quantidade de canudinhos daquela cor.

Tabuleiro


Conceito: Resolução de problemas envolvendo adição, subtração e comparação de quantidades; estimativa de quantidade; leitura e escrita de números; contagem.

Material:Um tabuleiro para cada jogador. (Feito de E.V.A ou papelão nas medidas 25 x 20 cm divididos em 20 quadradinhos)Um dado e fichas ( tampinhas, botões, grãos ) para cada jogador.
Organização:Duplas.

Como se brinca: Cada jogador na sua vez joga o dado e coloca no tabuleiro o número de tampinhas indicado pelo número no dado.· Vence o jogador que encher seu tabuleiro primeiro.

Prato da Soma


Conceito: Trabalhar noções de adição na Educação Infantil.

Material: Um tabuleiro para cada grupo (feito de E.V.A ou papelão nas medidas 40 x 20 cm . Risque 6 partes iguais em forma de retângulo e escreva um numeral diferente em cada retângulo).Duas bolinhas de gude. Palitos ou Tampinhas para fazer a adição.

Como de brinca: formar grupos de 4 ou 5 crianças. Cada criança na sua vez joga as duas bolinhas de gude no tabuleiro e faz a soma dos númerais onde as bolinhas pararam. Por exemplo: uma bolinha parou no número 3 e a outra o número 6, então a criança deve pegar 3 Tampinhas + 6 Tampinhas e fazer a soma. Ganha quem obter o maior resultado em cada rodada.

Tiras de Palavras

Conceito: Alfabetização. Este jogo ajuda a passagem da etapa silábica para a alfabética, pois se "sobrar quadradinhos, quer dizer que está faltando colocar letras!

Material: Alfabeto móvel , tiras de cartolina (3 x 15 cm) com uma figura e divisórias correspondentes ao número de letras de cada palavra. Por exemplo: VACA (cole o desenho de uma vaca e risque 4 quadrinhos onde as crianças colocarão as letras para formar a palavra "VACA".)

Como se Brinca: Em duplas as crianças colocarão as letras correspondentes para formar o nome da figura. É importante que as duplas conversem e testem suas hipóteses quantas vezes forem necessárias.

CADÊ

Conceito: Trabalha percepção visual, atenção aos detalhes, elementos Parte/Todo.

Material: Passatempo CADÊ (revista Recreio) e feijões.

Na revista RECREIO há um passatempo chamado CADÊ (onde a criança tem que procurar diversos objetos que estão em uma determinada cena.). Retire este passatempo cole-o numa folha A3 e plastifique com Papel Contact. É bom ter vários deste passsatempo para que possam formar grupos ou duplas para brincar. Aproveite os outros Passatempos da revista ( jogo dos 7 erros, Cena Maluca, Fique de olho) e faça o mesmo procedimento colando-os em folha resistente e plastificando. Deixe-os sempre a disposição das crianças quando acabarem as atividades, assim evita aquelas conversas e brincadeiras que "atrapalham" os alunos que ainda não terminaram as tarefas.

Como se Brinca: Em duplas ou grupos de até 0 4 jogadores. As crianças devem procurar os objetos pedidos marcando-os com feijões. Além disso pode-se anotar quem achou mais objetos, ou escrever os nomes dos objetos encontrados ( alfabetização), ou ainda produzir um texto sobre a cena ( ensino fundamental)

Sugestões de Boliche

Conceito: Esta brincadeira poderá abranger vários conteúdos, conforme a criatividade da professora.

Material: Garrafas PET, Bola de Meia.

Como se Brinca: Dividir a turma em dois grupos. Cada Criança na sua vez joga a bola com o objetivo de derrubar as garrafas. Marca-se os pontos conforme o número de garrafas derrubadas.

Sugestões:
Boliche dos numerais (Cole um numeral em cada garrafa): A criança deve escrever os numerais das garrafas caídas, ou separar o número de tampinhas correspondente ao número de garrafas caidas, ou somar dois ou três numerais das garrafas caídas...

Boliche das letras (Cole uma letra em cada garrafa ou uma palavra) : A criança deve escrever as letras das garrafas caídas, ou desenhar uma figura cujo nome se inicia com uma das letras das garrafas caídas, ou ler as palavras das garrafas caída, criar uma frase com uma das palavras das garrafas ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário